Saiba Como Combater a Obesidade

Saiba Como Combater a Obesidade

Saiba Como Combater a Obesidade

Saiba Como Combater a Obesidade

Saiba Como Combater a Obesidade

A obesidade é comum?

A obesidade atingiu proporções epidémicas nos Estados Unidos. Mais de dois terços dos adultos são obesos ou têm excesso de peso e um em cada três americanos é obeso. A obesidade tem aumentado nas crianças, atualmente cerca de 20%-25% das crianças tem excesso de peso ou é obesa. A obesidade tem vindo a aumentar rapidamente por todo o mundo, sendo que a incidência da obesidade quase duplicou desde 1991 até 1998.

 

Com o objetivo de alcançar o “peso ideal”, as pessoas que sofrem de obesidade fazem dietas extremas. Podem perder algum peso, mas esse acaba por regressar rapidamente. Mais de 95% das pessoas que perde peso volta a ganhar peso em cinco dias. Logo, é necessário encontrar um tratamento eficaz e a longo prazo para a obesidade.

Primeiro temos de compreender as causas da obesidade e depois alterar o tratamento. Quando se aceita a obesidade como uma doença crónica, esta será tratada como qualquer outra doença crónica como a diabetes ou a hipertensão. O tratamento da obesidade não deve ser a curto prazo, mas sim um compromisso para a vida.

No tratamento da obesidade temos de aceitar que mesmo uma perda de peso modesta pode ser benéfica. Por exemplo, conseguir perder cerca de 5%-10% do peso inicial e conseguir manter essa perda de peso a longo prazo trará benefícios para a saúde como:

  • diminuição da tensão arterial
  • redução dos níveis de colesterol no sangue
  • diminuição do risco de diabetes (em adultos) tipo 2  (num estudo da Nurses Health, mulheres que perderam 5 kg de peso reduziram o risco de diabetes em 50% ou mais)
  • diminuição do risco de acidentes vasculares
  • diminuição das complicações de doenças cardíacas
  • diminuição da mortalidade em geral

Para ter benefícios para a sua saúde com o tratamento para a obesidade não precisa de alcançar o “peso ideal”; deve sim ter como objetivo conseguir alcançar e manter um “peso saudável”. Durante o tratamento para a obesidade deve obter um compromisso de longo prazo de manter uma vida saudável (alimentação equilibrada e praticar mais exercício físico).

Em suma, o objetivo ao lidar com a obesidade é alcançar e manter um “peso saudável”.

Qual o papel da atividade física e exercício na obesidade?

Um estudo do NHANES mostrou que as pessoas que praticam pouca atividade física estão mais propensas a ganhar peso do que as pessoas mais ativas. Outros estudos demonstraram que pessoas que fazem atividade física regular ganham menos peso do que as sedentárias.

A atividade física e o exercício ajudam a queimar calorias. A quantidade de calorias queimadas depende do tipo, duração e intensidade da atividade. Também depende do peso da pessoa. Uma pessoa com 90kgs queima mais calorias ao correr 1km do que uma pessoa com 50kgs, devido ao esforço extra de ter de carregar 40kgs a mais. Usar o exercício físico como um tratamento para tratar a obesidade é mais eficaz quando combinado com uma dieta e programa para perder peso adequados.

Praticar exercício físico sem fazer alterações na dieta não terá grandes alterações no peso porque terá de se exercitar bastante para perder apenas 1 quilo. No entanto a prática de exercício físico regular é importante num estilo de vida saudável para manter um peso saudável a longo prazo. Ao se praticar exercício físico regular estaremos a perder mais gordura corporal versus tecido muscular quando comparado com aqueles que só fazem dieta.

Outros benefícios do exercício físico:

  • melhora os níveis de açúcar no sangue e aumenta a sensibilidade à insulina (diminui a resistência à insulina),
  • reduz os níveis de triglicéridos e aumenta os níveis do “bom colesterol (HDL)
  • diminui a tensão arterial,
  • reduz a gordura abdominal,
  • reduz o risco de doenças cardíacas.

Lembre-se, estes benefícios para a saúde podem acontecer independentemente de conseguir ou não perder peso. Antes de começar um programa de exercício físico, fale com o seu médico sobre o tipo e intensidade do programa de exercício físico.

Recomendações para a prática de exercício físico

Pratique exercício físico moderado, cerca de 20-30 minutos, cinco a sete dias por semana, o ideal é todos os dias. Tipos de exercício físico moderados: caminhar, pedalar em bicicleta estacionária, caminhar ou correr numa passadeira, máquinas de subir e descer degraus, correr e nadar.

O exercício físico pode ser dividido em pequenas sessões de 10 minutos.

Comece devagar e progrida gradualmente para evitar lesões, dores excessivas ou fadiga. Com o tempo aumente para 30 a 60 minutos e passe de exercícios moderados a vigorosos todos os dias.

Não somos demasiado velhos para nos exercitarmos. Mesmo as pessoas frágeis e idosas (70-90 anos de idade) podem melhorar a sua força e equilíbrio com a prática de exercício físico regular.

Precauções quando se quer praticar exercício físico

As seguintes pessoas devem consultar um médico antes de praticar exercício físico intenso:

  • homens acima de 40 anos de idade e mulheres acima de 50 anos de idade
  • pessoas com doenças cardíaca ou pulmonar, asma, artrite.
  • pessoas que tenham sentido dor torácica ou dor durante esforços, ou que sintam fadiga ou dificuldades respiratórias facilmente
  • pessoas com condições ou estilos de vida que aumentem o risco de desenvolver doença coronária cardíaca, como hipertensão, diabetes, hábitos tabágicos, colesterol elevado ou tenham familiares com historial de ataque cardíaco precoce ou doença coronária cardíaca
  • doente que seja obeso

 

 

Saiba Como Combater a Obesidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »