Quando ocorre a frustração

Quando ocorre a frustração

Quando ocorre a frustração

Quando ocorre a frustração

Quando ocorre a frustração

Frustrar-se sempre está relacionado a algo negativo, essa é a imagem que temos em nossa cabeça. Hoje falaremos sobre o significado de frustração e também quando ela ocorre.

Não realização de objetivos

A frustração sempre ocorre quando algo não sai conforme nós esperamos. Pode ser uma situação que não aconteceu ou uma pessoa que não agiu de acordo com nossas expectativas, mas o resultado sempre está relacionado à tristeza, mágoa, agressividade, revolta, falta de motivação e até depressão.

Quando ocorre a frustração?

Frustrar-se é algo que acontece com mais frequência do que você imagina (e gostaria que acontecesse). Nós nos frustramos o tempo todo, mas às vezes lidamos melhor com as consequências do que outras pessoas.

Por exemplo, existem indivíduos que estudaram para uma prova e não foram aprovados. Alguns deles ficam tristes, mas seguem em frente e se esquecem do problema logo. Outros não lidam tão bem com a situação e precisam de mais tempo para se sentirem bem.

Motivos para frustrar-se

A frustração ocorre quando algo não sai conforme o planejado, mas também quando perdemos algo que tivemos ou quando nos sentimos incapazes de ter ou fazer algo, pois mais que nos esforcemos para conquistar o que desejamos.

A frustração pode ocorrer em todas as esferas da nossa vida: no amor, no trabalho, na vida pessoal, na família, nos estudos, etc. Nós também podemos nos frustrar com nós mesmos, pois muitas pessoas são perfeccionistas e não aceitam suas imperfeições.

Uma das áreas que mais geram frustração na vida dos seres humanos é a financeira. Todos buscam conforto e status e acham que isso é vindo somente do dinheiro. Por isso, ao passarem por dificuldades financeiras, frustram-se.

Consequências da frustração

Cada caso é diferente, mas normalmente a frustração gera raiva, desânimo, vontade de fugir e grande tristeza. Algumas pessoas procuram se sentir melhor com compensações, como comer ou beber demais, ou usar drogas. O problema é que estas fugas temporárias acarretarão em mais frustrações, pois são altamente destrutivas.

Modo como lidamos

A frustração acontece o tempo todo, mas ela é maior para algumas pessoas do que para outras. O que muda aqui é a forma como cada um lida com as situações. Se a pessoa é otimista, ela consegue dar a volta por cima com mais facilidade, dando menos chance para a frustração se instalar em si.

Porém, se for o caso de alguém pessimista, essa pessoa vai ter mais dificuldade para acreditar em si e no seu potencial. É o caso de isolamentos, depressão, descontar a raiva nos outros e agressividade. Foi dessa forma que o indivíduo conseguiu extrapolar seus sentimentos.

É fato que, quando maior a expectativa, maior a frustração quando o que desejamos não acontece. Porém, isso não quer dizer que nós não devemos fazer planos, muito pelo contrário.

O que precisamos fazer é nos planejar muito bem para que as coisas saiam conforme o planejado, mas, mesmo que não aconteça como queremos, não podemos desanimar. Nós precisamos reavaliar as metas e correr atrás novamente do que queremos.

Continuaremos a falar sobre o assunto muito em breve. Acompanhe-nos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »