O vitimismo transformado em modo de viver

O vitimismo transformado em modo de viver

O vitimismo transformado em modo de viver

O vitimismo transformado em modo de viver

O vitimismo transformado em modo de viver

Achar que está sendo prejudicado por algo ou alguém pode acontecer a qualquer um de nós. Porém, quando isso acontece a toda hora, provavelmente a pessoa sofre de vitimismo. Confira o que pode acontecer quando um indivíduo transforma o vitimismo como modo de viver e aprenda soluções para resolver o problema.

O que é vitimismo?

É uma palavra com significado diferente de vítima. Quando uma pessoa é vitimada, ela foi ferida ou houve uma desgraça em sua vida. Porém, o vitimismo acontece quando alguém se considera prejudicado sempre.

Em situações de sofrimento, a pessoa que sofre de vitimismo fica de braços cruzados, ela se torna covarde e impotente. E pior: espera que outros indivíduos resolvam o problema que eles não foram sequer tentados a resolver.

Sinais do vitimismo

Quem nunca ouviu alguém dizer: ninguém gosta de mim, não presto para nada, não esperava que ele fizesse isso comigo, não são gratos pelo que eu faço, etc.?

O vitimismo é bem comum, mas não é algo inerente ao ser humano. Nós somos treinados para ser bravos e corajosos, não para ficarmos apáticos e reclamões.

Quem se vitimiza, normalmente possui autoestima baixa. Essas pessoas esperam que o próximo entenda seus problemas e os resolva, sempre colocando a culpa pelo sofrimento em outra pessoa. Jamais a situação foi causada pelo vitimizado, mas, sim, por terceiras pessoas.

Sinônimo de tristeza e solidão

O vitimismo, a longo prazo, pode causar tristeza e solidão. Normalmente é uma maneira de chamar a atenção das outras pessoas para si, para que achem que a pessoa vitimizada é um coitado e que merece ajuda.

Porém, quando os outros percebem que a pessoa está se vitimizando, provavelmente acabam se afastando. É aí que entra a solidão e a tristeza, pois a pessoa afastou todos os outros ao seu redor. Isso acontece porque gostamos de estar perto de gente alegre e animada, não daquelas que estão sempre reclamando.

Como deixar de se vitimizar

Já vimos que o vitimismo como modo de viver não é algo interessante, pois causará sentimentos ruins ao vitimizado. Então, é importante que a pessoa tenha consciência do que pode acontecer e deixe o quanto antes de se vitimizar. Como?

Assuma a responsabilidade pela sua vida. É você quem deve resolver os seus problemas, se é que eles existem realmente. Lide com os sentimentos negativos, as frustrações, a raiva e os ressentimentos e cure as feridas do passado. Perdoe os outros e a si mesmo.

É importante ter respeito por si e pelo próximo, deixando o vitimismo de lado para procurar você mesmo as soluções de que precisa. Você é capaz de cumprir os objetivos que estipulou para sua vida.

Comece a ser independente. Não é preciso cortar laços com família e amigos, muito pelo contrário, mas é importante que você trabalhe sozinho para mudar sua forma de pensar e de agir.

Para finalizar, recomendamos que tenha sempre atitudes positivas perante o mundo e as pessoas. Não sabote a si mesmo, não coloque a culpa sempre no próximo e dê a si uma chance de aprender a recomeçar. Assim, você se esquecerá, muito em breve, de que tinha o vitimismo como modo de viver.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »