Aprendizado com a frustração: é possível?

Aprendizado com a frustração: é possível?

 

Aprendizado com a frustração: é possível?

Aprendizado com a frustração: é possível?

Aprendizado com a frustração: é possível?

Será que é possível obter aprendizado com a frustração? A resposta é sim, com certeza! Somente através de perdas e ganhos é que nós amadurecemos e ganhamos sabedoria, então é preciso tirar algo bom principalmente de situações negativas. Veja como.

A espera pela satisfação

Nós estamos acostumados a esperar pela satisfação em todas as esferas de nossa vida. Quando algo não sai como planejado, ficamos incomodados, chateados, tristes, enfim, não passamos por momentos bons.

Porém, que graça teria a vida se tudo saísse conforme nossos desejos? Até seria legal por um tempo ter tudo o que se quer, mas depois de um período a vida perderia sentido. Afinal, tudo é mais valorizado quando se foi custoso para conseguir.

O que podemos aprender com a frustração?

É possível tirar grande aprendizado com a frustração porque ela nos ensina, nos fortalece e nos dá tolerância. Enfim, frustrar-se faz parte da vida e é preciso seguir em frente depois de passar por percalços.

Se você está aqui hoje, é porque passou por dificuldades e sobreviveu a todas elas. E elas te fizeram mais forte, disso você pode ter certeza.

É normal ficar triste, irritado, chorar quando algo não sai conforme planejado, mas é preciso acreditar que coisas boas virão daqui pra frente. É necessário crer no seu potencial e ter fé de que você conseguirá o que for melhor para você. Às vezes pode demorar, mas, se for para acontecer, será da melhor forma possível.

Então, é preciso respeitar o tempo necessário para que as coisas aconteçam, assim como a transformação de uma lagarta em borboleta. Se apressarmos a situação, o animal pode morrer.

Plantar e colher

Outra forma de tirar aprendizado com a frustração é acreditar que plantamos o que colhemos. Somente pessoas que correm atrás de seus objetivos os conquistam, porque souberam crescer diante das frustrações.

Se você plantar coisas boas em seu caminho, com fé, conseguirá realizar seus sonhos. É preciso persistir, mas eles chegarão até você.

Você pode estar dizendo que na teoria é fácil falar isso, mas na prática é muito diferente. E é a mais pura verdade, mas você pode ter certeza de que todos, inclusive eu, passaram por dificuldades. E nós estamos aqui, firmes e fortes.

Frustração desde a infância

Desde a nossa infância nós sofremos frustrações. E desde a mais tenra idade é preciso tirar aprendizado com a frustração. Quando nos separamos de nossas mães no útero, provavelmente ficamos apavorados. Depois, quando deixamos de receber leite materno, foi mais uma frustração.

Separar-se da mamãe para frequentar a escola é algo desesperador, assim como sofrer desilusões com o primeiro namorado. Passar no vestibular já na primeira vez é ótimo, mas nem sempre todos conseguem, assim como uma vaga de emprego que foi conquistada por outra pessoa.

São vários exemplos citados até aqui e isso é só o começo. Afinal, citamos situações que acontecem nos primeiros vinte anos da vida.

A frustração acontece com todos, mas você só será sábio e maduro quando souber converter situações ruins em algo proveitoso para seu futuro. É assim que se vira adulto com sabedoria: através de perdas e ganhos, acertos e erros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »